CONSTRUINDO NOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O GOSTO PELA LEITURA ATRAVÉS DA LEITURA DE AS CRÔNICAS DE NÁRNIA

Ana Cláudia da Silva Evaristo

Resumo


Neste trabalho, apresento os resultados finais das atividades realizadas no estágio de Literatura no Ensino Fundamental do curso de Letras da UFCG. Nesse estágio, os alunos realizaram a leitura do romance “As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” de C.S Lewis, o que contribuiu para a construção do gosto pela leitura e para a ampliação do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Celso. Vygotsky, quem diria?!: Em minha sala de aula: Fasc. 12. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BAZARIM, Milene. Construindo com a escrita interações improváveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Campinas. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – IEL, Unicamp, Campinas-SP, 2006. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2017.

CASTRO, Eline Fernandes de. A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança. 2008. Disponível em: . Acesso em: 28 agosto de 2018.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 5. reimp. São Paulo: Contexto, 2014.

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 5. ed. 4. reimp. São Paulo: Contexto, 2015.

LEWIS, C. S. A abolição do homem. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

______. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013. p. 23.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons