AS LEITURAS DISSONANTES PRESENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE AO FRACASSO ESCOLAR

Fernanda Berthe Figueiredo, Glauciele Ariane Aparecida Cordeiro de Oliveira, Graciliano da Silva Santos

Resumo


Esta investigação teve como tema central a formação docente frente aos desafios encontrados no enfrentamento do fracasso escolar. Nesse sentido, reconheceu a escola como um espaço multidisciplinar de enfrentamento das dificuldades. Portanto, a formação continuada dos docentes tem papel fundamental nos possíveis enfrentamento desse fenômeno e se relaciona diretamente com a pratica pedagógica no cotidiano escolar e a escuta de tantas vozes dissonantes em seu cotidiano.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, G. L.; HERR, K. The new paradigma wars: Is there room for rigorous practioner knowledge in schools and universities? Educational Researrcher, v. 28, n. 5, p. 12-21, 40, 1999.

BEILLEROT, J. A. Pesquisar: esboço de uma análise. In: ANDRE, M. (Ed.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 71-90.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados. 2004.

GUALTIERI, R; LUGLI, R. A escola e o fracasso escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições. Educação & Sociedade, n. 78, p. 15-36, abr. 2002.

PICANÇO, Ana Luísa Bibe. A relação escola e família – as suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, 2012.

PONTE, J. P. da. Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Curitiba: Editora UFPR. 2004, p. 37-66.

STENHOUSE, L. An introduction to curriculum research and development. London: Heineman Educational. 1975.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons