OS PENSAMENTOS DOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO COM RELAÇÃO À ESTRUTURA SOCIAL VIGENTE

Rosangela Miola Galvão, Sandra Aparecida Pires Franco

Resumo


A investigação se baseia no uso do gênero discursivo crônica como instrumento para analisar a leitura crítica de alunos de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade Pública do norte do Paraná. O objetivo é verificar se os alunos percebem os diferentes determinantes nos discursos produzidos pelo homem e suas intencionalidades para a formação do cidadão no que tange ao consumismo e a liberdade de escolha. A pesquisa descritiva utilizará como instrumento de coleta um questionário após o trabalho docente com uma crônica. Para a análise dos dados, a base teórica será o Materialismo Histórico e Dialético. Os resultados indicam que os estudantes possuem a percepção da condução imposta pelo atual sistema capitalista, no entanto, possuem uma postura conformista com a situação.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso-GEGe. Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

CANDIDO, A. et al. A Crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas (SP): Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro (RJ): Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

______. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2014.

LURIA, Alexander Romanovich. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

LUKÁCS, G. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoria da particularidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

PRATA, M. Quem tem medo da mortadela? O Estado de São Paulo, São Paulo, 05 jan 1994. Disponível em: .

Acesso em: 17 jul. 2014.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas, tomo III. Madri: Visor e MEC, 1960.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons