O PAPEL DO GESTOR NA FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE LEITORA

Rosangela Gasparim, Sandra Mara de Lara

Resumo


Objetivo: analisar o papel do gestor da escola pública na formação do leitor proficiente e de uma comunidade leitora. A partir da pesquisa qualitativa e instrumentalizada com exploração bibliográfica, entrevista com diretor de escola pública e depoimentos de diretores em momentos de formação para gestores. Os resultados indicam que o gestor tem importante papel na formação de uma comunidade leitora.

Texto completo:

PDF

Referências


COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007

CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação. Parâmetros e Indicadores de Qualidade para as escolas municipais de Curitiba. Curitiba, 2015.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1989

KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita. São Paulo: Ática, 2010.

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Editora Artmed, 2002.

SAVELI, Esméria de Lourdes. Por uma pedagogia da leitura – reflexões sobre a formação do leitor. In: CORREIA, Djane Antonucci (Org.). Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. São Paulo: Parábola Editorial; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

SOLE, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons