OS NÍVEIS DA LEITURA: TEORIAS DO TEMPO

Lara Jatkoske Lazo

Resumo


Das práticas de leitura coletiva na escola pública, de três tipos de leitores adolescentes, dois níveis de leitura foram identificados: o Tempo Relativo, do escritor; o Absoluto, do leitor. Pela pesquisa autobiográfica/narrativa, o tema será tratado no âmbito da experiência, do olhar da professora no desenvolvimento do aluno adolescente leitor, principalmente em contato com a Literatura Clássica.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Poética. In: PESSANHA, José Américo Motta (Org.). ARISTÓTELES II: Ética a Nicômaco; Poética. Tradução de Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 197-281. Coleção Os Pensadores.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2015. 341 p.

BARTHES, R. O grau zero da escrita. Lisboa: Edições 70, 2015.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. 1. ed. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MASSCHELEIN, J. E-ducando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 35-45, 2008. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2017.

NOVASKI, A. Mito e racionalidade filosófica. In: MORAIS, R. de (Org.). As Razões do Mito. Campinas: Papirus, 1988.

O'SULLIVAN, N. et al. “Shall I compare thee”: The neural basis of literary awareness, and its benefits to cognition. Cortex, Amsterdã, v. 73, p. 144-157, 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2017.

SILVA, M. J. L. da. Do tempo absoluto ao tempo 5d eónico. Revista da Faculdade de

Ciências Sociais e Humanas, n. 12, Lisboa, Edições Colibri, p. 91-103, 1998.

SOLOMON, A. Esquizofrenia. In: ______. (Org.). Longe da Árvore: pais, filhos e a busca da identidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 348 - 415.

UCHOA, D. M. Psicopatologia da despersonalização. Arq. Neuro-Psiquiatria. [online], 1959, vol. 17, n. 3, p. 267-284. ISSN 0004-282X. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2018.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons