LÍNGUA DOS FÃS: AS FANFICS E SUAS POTENCIALIDADES

Daniella de Jesus Lima, Andrea Cristina Versuti

Resumo


Apresentamos reflexões sobre a narrativa transmídia (NT), considerada como a interação entre produções ficcionais de determinado universo narrativo disponibilizadas em diversas mídias, bem como discutimos as fanfics - narrativas produzidas por fãs de universos narrativos. E, com isso, discutimos como a prática de produção de fanfics apresenta potencialidades para a construção do leitor autor.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Gabriel; GRIJÓ, Wesley P. Fanfictions: convergência, participação e remixagem na resignificação do conteúdo midiático, 2016. In: IX SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, 2016.

AZZARI, Eliane F.; CUSTÓDIO, Melina A. Fanfics, Google docs... A produção textual colaborativa. In: ROJO, Roxane (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p. 73-92.

BARBERO, Jesús M. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

FECHINE, Yvana. Transmidiação, entre o lúdico e o narrativo. In: CAMPALANS, Carolina; RENÓ, Denis; GOSCIOLA, Vicente (ed.). Narrativas transmedia: entre teorias y prácticas. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2012.

JAMISON, Anne. Fic: por que a fanfiction está dominando o mundo. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

NEVES, André J. Processo de construção de identidade autoral nas comunidades virtuais e blogs literários. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

PUCCI JR. et al. Avenida Brasil: o lugar da transmidiação entre as estratégias narrativas da telenovela brasileira. In: LOPES, Maria I. V. (Org.). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 95-131.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons