PROPAGANDAS DOS CAMELÔS NUMA CIDADE DO SERTÃO DA BAHIA: LEITURA, INFERÊNCIA E INTERSEÇÕES

Adão Fernandes Lopes, Denise Dias de Carvalho Sousa

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa Dialogando com os camelôs no Beco do Paraguai em Jacobina Bahia: Propaganda, inferências e construção de sentidos, apresentado à disciplina Psicolinguística e o ensino de Língua Portuguesa no curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV - Jacobina - BA. O objetivo foi perceber como os camelôs se comportavam diante das estratégias de leitura, especificamente, a inferência, mediante as propagandas por eles (não) elaboradas e analisar a construção de sentidos destinada a elas. Dialogamos com os seguintes autores: Kleiman (1993 e 2008), Goodman (1970), Smith (1973, 1978), Silva (2003), Macedo (2000), Sandman (2007) e Madruga (2006). Foi uma pesquisa qualitativa pautada na perspectiva da Etnopesquisa. Utilizamos a entrevista semiestruturada, aplicação de questionário aberto, a observação participante, gravação de áudio, além de anotações no diário de bordo. A opção em trabalhar com a estratégia de leitura inferencial possibilitou materializar as formas de propagandas dos camelôs, visto que são relevantes para a vida profissional. Trouxe como resultados a percepção de uma leitura analítica por parte dos camelôs, em que nos distanciamos das abordagens meramente linguísticas para uma abordagem social, centrada nos pressupostos da Psicolinguística. Enfim, propiciou a instrumentalização para a vida profissional já que os camelôs possuem efetiva participação social nas estratégias de leitura ao venderem seus produtos/mercadorias no comércio informal, mesmo não se dando conta das teorias que estão subjacentes às práticas de leituras e à formação leitora, bem como as propagandas que ali estão subjacentes.

Texto completo:

PDF

Referências


BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, Unesco, 1991.

BARBOSA, R. K.; MIOTO, B. O Desenvolvimento Local em Perspectiva: Explorando alguns ângulos do debate. In: VI SEMANA DE ENSINO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2007, Florianópolis. Anais... Santa Catarina, 2007.

COSTA, Elizabeth Goldfarb. Anel, cordão, perfume barato: uma leitura do espaço do comércio ambulante na cidade de São Paulo: Nova Stella/ EDUSP, 1989.

CAMPOS, Jorge (Org.). Inferências linguísticas nas interfaces – CD-ROM [recurso eletrônico]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

CURSINO-GUIMARAES, S.; DELL’ISOLA, R. Repensando a inferência. Belo Horizonte: PUC – MG, 2014.

DELL’ISOLA, R. Lúcia Péret. Leitura: Inferência e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Saraiva, 2001.

GOMES, Edson. Camelô. Disponível em: www.vagalume.com.br/edson-gomes/camelo.html. Acesso em: 28 jun. 2018.

GOODMAN, K. S. Unidade na leitura – um modelo psicolinguístico transacional. Letras de Hoje, n. 86, p. 9-43. Porto Alegre: EDIPUCRS, dez. 1991.

KATO, Mary. Aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1993.

______. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 2008.

LAJOLO. Marisa. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 1988.

MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: UFBA, 2000.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. 3. ed. São Paulo: Ática, 1997.

PEREIRA, Vera Wannmacher. Predição Leitora e Inferência. In: CAMPOS, Jorge. Inferências linguísticas nas interfaces. Porto Alegre, EDIPUCRS. p. 10-22, 2009. Disponível em: . Acesso em: outubro de 2010.

SACRAMENTO, Maria da Conceição Alves Ferreira do. A teoria dos fractais e etnopesquisa/formação de professores: uma articulação possível? Revista da FAEEBA, Salvador, a. 9, n. 14, p. 99-104, jul./ dez. 2000.

SANDMAN, Antônio. A linguagem da propaganda. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2007.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SILVA, Ana Lúcia Gomes da. Um diálogo sobre o ensino e o aprendizado da leitura. Jacobina: FACED/UFBA. Programa de Pós-Graduação. Linha de Filosofia da Linguagem, práxis pedagógica. Outubro, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons