LEITURA JUVENIL DIANTE DA COMPLEXIDADE CULTURAL CONTEMPORÂNEA

Patricia Aparecida Machado

Resumo


A apresentação tem como objetivo discutir a complexidade cultural contemporânea e as práticas de leitura, de jovens do ensino fundamental, a partir de obras que compõem uma indústria cultural convergente, relacionando-as com as reflexões e achados das pesquisas de autores como Canclini, Jenkins e Gemma Lluch, em diálogo com a pesquisa “Cultura Digital, Práticas de Leitura e Jovens Leitores”.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Jaqueline. Identidades Juvenis na Cultura da Convergência: Um estudo a partir do fandom online de Jogos Vorazes. 2015. (Dissertação de Mestrado) – Universidade Luterana do Brasil ,Canoas, 2015.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão; 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CANCLINI, Nestor. Leitores, Espectadores e Internautas. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2013.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de males, 2012. Disponível em: .

COLOMER, Teresa. A Formação do Leitor Literário: narrativas infantil e juvenil atual. Ed. Global, São Paulo, 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KIRCHOF, Edgar. Como ler os textos literários na era da cultura digital? Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Literatura e Novas Mídias, Brasília – DF, n. 47, p. 203-228, 2016.

KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia. Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.

LLUCH, Gemma. Jóvenes y adolescentes hablan de lectura en la red. Ocnos 11 Revista de estudos sobre lectura, p. 7-20, 2013.

MARTÍN-BARBERO, Jésus. A mudança na percepção da juventude: sociabilidades, tecnicidades e subjetividades entre jovens. In: Borelli, Silvia. H. S.; Freire Bero Filho, João (Org.). Culturas Juvenis no Século XXI. São Paulo. EDUC, 2008.

PETIT, Michèle. Os Jovens e leitura: Uma nova perspectiva. São Paulo: Ed. 34, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons