AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE ENSINO-AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO DISCURSIVA DA PROVINHA/PROVA BRASIL

Priscila Maria Vieira dos Santos Magalhães, Viviane Ferreira de Souza, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida

Resumo


O presente trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública do agreste pernambucano, cujo principal objetivo consistiu em analisar os sentidos de avaliação revelados na produção discursiva da Provinha/Prova Brasil e suas relações com as práticas cotidianas de ensino-avaliação do Sistema de Escrita Alfabética desenvolvidas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001.

BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Portaria n. 931, de 21 de março de 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Inep, Provinha Brasil. Brasília, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n. 4/2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 21. ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

COSTA VAL, M. G. Avaliação do texto escolar: professor-leitor / aluno-autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ORLANDI, Eni Puccineli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistémica da mudança pedagógica. In: ESTRELA, Albano; NÓVOA, António. Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons