A INSERÇÃO DO IDOSO EM PRÁTICAS LEITORAS

Miriam M. R. Marmol, Vanessa F. Viana

Resumo


A linguagem do idoso, cada vez mais, tem sido foco de pesquisas da Linguística e da Psicologia, que buscam identificar transformações e detectar as causas de possíveis mudanças que ocorrem no processo de envelhecimento. Atualmente, tendo em vista o aumento crescente da expectativa de vida, trabalhos sobre cognição do idoso, em especial aqueles sobre linguagem, dirigem-se, também, à promoção de uma melhor qualidade de vida nessa etapa significativa. Sabendo-se que o exercício da leitura é fundamental para manter os mais idosos ativos, socializados e para evitar ou retardar o surgimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas, o presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre como e quais ações podem ser feitas para o incentivo e acessibilidade da leitura para a terceira idade. A partir de entrevistas com idosos leitores não proficientes, criamos ações que retornarão como frutos positivos para a vida deles, como, por exemplo, a adaptação de livros. Para embasar o desenvolvimento da nossa reflexão, estabelecemos diálogos com especialistas em geriatria, autores como MARTÍN (2007), e teóricos que embasam a leitura como PAULO FREIRE (1996 e 1975), NOVAES (1997), SILVA (1995), MACHADO (2000) e Lei 10.741, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.

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Referências


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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