A INSERÇÃO DO IDOSO EM PRÁTICAS LEITORAS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BARCELOS, Loriena Broseghini. Entrevista para o site: .
BRANDÃO, Lenisa et al. Narrativas intergeracionais. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 1, 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2007
BRASIL. Estatuto do Idoso. Lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
CAMARANO, Ana Amélia et al. Idosos brasileiros: indicadores de vida e de acompanhamento de políticas. Brasília: Presidência da República, Subsecretaria de Direitos Humanos, 2005.
______. (Org.). Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rio de Janeiro: IPEA, 2004.
CASTRO, Alba T. B. de. Espaço público e cidadania: uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt. Serviço Social & Sociedade, a. 20, n. 59, mar. 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1985.
MACHADO, Ana Maria. Ilhas no tempo: algumas leituras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
______. Texturas: sobre leitura e escritos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Martín, A. V. (2007). Gerontologia educativa: Enquadramento disciplinar para o estudo e intervenção socioeducativo com idosos. In: Osório A. R.; Pinto, F. C. (eds.). As pessoas idosas: Contexto social e intervenção educativa. Instituto Piaget.
NOVAES, Maria Helena. Psicologia da terceira idade: conquistas possíveis e rupturas necessárias. 2. ed. Rio de Janeiro: NAU, 1997.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. De olhos abertos: reflexões sobre o desenvolvimento da leitura no Brasil. São Paulo: Ática 1995.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde/World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p. il.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026