O IMPACTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA NO CENÁRIO ESCOLAR

Kátia Batista de Medeiros, Márcia Aparecida Amador Mascia

Resumo


Este trabalho realiza uma análise do discurso de uma menina vítima de violência inserida em rede de proteção da cidade de São José dos Campos – SP e sua capacidade de resistência mediante o fenômeno. Parte dos pressupostos teóricos da análise de discurso de linha francesa e de Winnicott. Os resultados apontam a importância de se estudar o fenômeno no contexto escolar, e dar voz à infância.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para prática em serviço. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. 96 p. (Série Cadernos de Atenção Básica; n. 8)

¬¬¬¬______. Ministério dos Direitos Humanos. Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. Balanço das denúncias de violações de direitos humanos 2016. Disponível em: . Acesso em: 08/05/2017.

DOLTO, Françoise. A causa das crianças. Tradução Ivo Storniolo e Yvone Maria C. T. da Silva. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2005.

MASCIA, Márcia. Rio a cidade maravilhosa e o lixão e Gramacho: discursos de exclusão e resistência na voz de Estamira. In: Coracini, M. J. (Org.). Identidades Silenciadas e (In) visíveis: entre a inclusão e a exclusão. Pontes, 2011.

______. Investigações Discursivas na Pós-modernidade: (uma análise das relações de poder-saber do discurso educacional político educacional de língua estrangeira) Campinas, SP. Mercado de Letras, São Paulo: Fapesp: 2002.

MALDIDIER, Denise. A inquietação do discurso – (Re)ler Michel Pêcheux Hoje. Campinas: Pontes, 2003.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10. Edição, Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

______. As formas do silêncio – No movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Puccinelli Orlandi et al. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 1997.

REIMER, Cristiane Regina. Da negligência à resiliência: fundamentos e estratégias para a prevenção. In: SANTOS, Jurandir. Crianças e adolescentes em foco: dialogando com profissionais e cuidadores. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.

WINNICOTT, Donald. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

______. Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1984.

______. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990.

______. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.

______. O brincar e a realidade. Tradução José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. – Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.

______. Tudo começa em casa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons