CORPOS SEM PÁTRIA? CINEMA E MIGRAÇÕES

Nilda Alves, Rebeca Brandão

Resumo


O texto se refere a uma pesquisa em desenvolvimento que ‘usa’ filmes acerca de migrações humanas em ‘conversas’ com docentes e discentes com a possibilidade de fazer surgir modos de pensar a migração e ‘praticarpensar’ ações curriculares que incorporem esta questão. Em torno da ideia de criação de ‘conhecimentossignificações’ em redes educativas múltiplas, o projeto busca compreender como este modo artístico universal que é o cinema pode ajudar nesses processos.

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

ALVES, Nilda. Os ‘mundos culturais’ dos docentes. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; BALASSIANO, Ana Luiza Grillo; OLIVEIRA, Anne-Marie Milon (Org.). Escrita de si, resistência e empoderamento. Curitiba: CRV, 2014. p. 203-214.

AUGÉ, Marc. Pour une anthropologiedes mondes contemporains. Paris: Flammarion, 1997.

CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Circulação de ideias em pesquisas com os cotidianos: os necessários contatos entre os ‘praticantespensantes’ de currículos. Tese –Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce. Uma ciência prática do singular. In: CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2 - morar cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Os personagens conceituais. In: DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. p. 81-109.

______. Rizoma. In DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v.. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. p. 15-32.

KENTRIDGE, William. Elogio das sombras. In: KENTRIDGE, William. Seis lições de desenho. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2014 (CDROM).

LARROSA, Jorge. A arte da conversa. In: SKLIAR, Carlos. Pedagogia improvável da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 211-216.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Diversidad em convergencia. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL, 27-29 de junho de 2007, Brasília: Ministério da Cultura, 2007.

REKACEWICZ, Philippe. Refugiados globais: migração sem escolha. Le Monde Diplomatique Brasil, n. 15, 1 out. 2008. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

VIRILIO, Paul. Préface. In: VIRILIO, Paul; DEPARDON, Raymond et al. Terre natale – ailleurs commence ici. Actes Sud. Paris: Fondation Cartier pour l’art contemporain, 2009: 7-8.

Filmes citados

EM BUSCA DO OURO. Dirigido por: Charles Chaplin. Com Charles Chaplin, Mack Swain, Georgia Hale. EUA: 1925. DVD, 112 min., preto e branco, mudo, legendado.

EU, DANIEL BLAKE. Dirigido por: Ken Loach. Com Dave Johns, Hayley Squires, Dylan McKiernan. Reino Unido, França, Bélgica: 2017. 101 min. colorido, legendado.

HUMAN FLOW: NÃO EXISTE LAR SE NÃO HÁ PARA ONDE IR. Dirigido por: Ai Weiwei. Alemanha: 2017. 140 min. colorido, legendado.

VINHAS DA IRA. Dirigido por: John Ford. Com Henry Fonda, Charley Grapewin, Ward Bond. EUA: 1940. DVD, 128 min., preto e branco, legendado.

PÃO E ROSAS. Dirigido por: Ken Loach. Com Adrien Brody, Pilar Padilla, Elpidia Carrillo. Co-produção França, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Suíça: 2000. DVD, 112 min., colorido, legendado.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons