POR OUTRA LEITURA DA MATEMÁTICA: A ELABORAÇÃO DE CONCEITOS COMO PROCESSO DISCURSIVO

Marina Filier de Oliveira

Resumo


O presente trabalho busca analisar o processo de elaboração de conceitos matemáticos por crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, como trabalho com/de linguagem. A partir da perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, analisa situações de sala de aula, destacando a elaboração de conceitos matemáticos como um movimento discursivo.

Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, M. M. M. Pesquisa participante: possibilidades para o estudo da escola. Cad. Pesq., n. 49, p. 63-66, maio 1984.

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa, 1951.

DAMAZIO, A.; ROSA, J. Educação matemática: possibilidades de uma tendência histórico-cultural. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, jan./jun. 2013.

EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

FONTANA, R. C. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

FONTANA, R.; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

IFRAH, G. Os números: história de uma grande invenção. São Paulo: Globo, 2010.

LEONTIEV, A. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.

LORENZATO, S. A. ; RABELO, E. H. Ensino da Matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa. Revista Zetetikê, a. 2, n. 2, 1994.

SFORNI, M. S. F.; GALUCH, M. T. B. Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental. Editora UFPR. Educar, Curitiba, n. 28, p. 217-229, 2006.

VIGOTSKII, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2012.

______. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

______. A formação social da mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons