VIGOTSKI E A TRAGÉDIA DE HAMLET, PRÍNCIPE DA DINAMARCA: A CRÍTICA DE LEITOR COMO LEITURA DISSONANTE

Livia Palhares Pozza, Lavínia Lopes Salomão Magiolino

Resumo


Baseando-se na proposição da crítica de leitor de L. S. Vigotski sobre A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca (1916/1999), de William Shakespeare, este trabalho – decorrente de uma pesquisa de mestrado, de caráter bibliográfico e pautada na perspectiva histórico-cultural, – busca apontar a crítica de leitor do autor bielorrusso como uma leitura dissonante em relação às críticas da época e evidenciar, nos tempos atuais, possíveis inspirações para o trabalho com a literatura e a leitura no âmbito da educação escolar.

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Referências


MARQUES, P. N. O Vygótsky incógnito: escritos sobre arte (1915-1926). 2015. 317 f. Tese (Doutorado em Literatura) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

POZZA, L. P. Arte e educação estética na obra de L. S. Vigotski: um estudo teórico em diálogo com autores contemporâneos. Campinas, SP, 2018, [s.n.]. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2018.

SHAKESPEARE. A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca. 1. ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2015.

VIGOTSKI, L. S. A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1916/1999.

______. Psicologia concreta do homem. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 71, jul. 2000 (1929/2000).


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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