FOTOGRAFAR... BORRAR... MOVER... ONDE ESTÁ A CRIANÇA NA INFÂNCIA?

Rosemari Formento Bonickoski, Diana Sueli Vasselai Simão, Gicele Maria Cervi

Resumo


Este artigo desliza por um ensaio de escrita que dança, um aventurar-se na incerteza do olhar, mexendo com o pensamento e desconstruindo rotas. São por essas trilhas que essa pesquisa cartografa vivências de crianças em duas Instituições de Educação Infantil de Blumenau, SC. A partir de fotografias roubadas dos movimentos das crianças, o mapa foi sendo construído. O adulto experimenta nos flashes (des)capturar a imagem, ficar invisível, entrar nas trilhas, pegar pistas de um devir-criança, em meio a uma infância institucionalizada, que escapa ao olhar. O andamento dessa proposta tem como desafio pensar outros movimentos, sem estabelecer uma ordem ou uma posição, para brincar-se com as imagens. Para tanto veste-se um mapa-território e ao mesmo tempo que se o habita, despe-se e se desterritorializa. Esta escrita vai se desenhando junto com a experiência no evento “Seminário Conexões: Deleuze e Cosmopolíticas e Ecologias Radicais e Nova Terra e…”, deixando-se afetar e atravessar pelo vivido. E é com alguns autores (Deleuze, Lins, Guattari e Rolnik, Godoy) que se aventura por essas trilhas.

Texto completo:

PDF

Referências


ARTHUR Bispo do Rosário. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 de Jan. 2018.

ARTE efêmera. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 de Jan. 2018.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolitica: Cartografias do desejo. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

GODOY, Ana. Mídia, Imagens, Espaço: notas sobre uma poética e uma política como dramatização geográfica. In: CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JR., Wenceslao (Org.). Grafias do espaço: imagens na educação geográfica contemporânea. Campinas: Alínea, 2013. p. 209-222.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi, 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LINS, Daniel. Estética como Acontecimento. O corpo sem órgãos. Apresentação de Antônio Carlos Amorim. São Paulo: Editora Lumme, 2012.

LYGIA Clark. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 de Jan. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons