A LEITURA E A CULTURA ESCOLAR NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO “LEÔNIDAS DO AMARAL VIEIRA” ENTRE 1953 E 1975: ASPECTOS DOS MANUAIS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios e o tratado: modelos pedagógicos, manuais de pedagogia e práticas de leitura de professores. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
CASTRO, Rachel Moraes; ROSAR, Denise Raquel. Anísio Teixeira: a história da educação no Brasil. In: X Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos, n. 24, v. 13, out. 2006.
FURTADO, Alessandra Cristina. Por uma história das práticas de formação docente: um estudo comparado entre duas escolas normais de Ribeirão Preto - SP (1944-1964). 2007. f. 218. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: História da Educação e Historiografia) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
LABEGALINI, Andréia Cristina Fregate Baraldi. A formação de professores nos Institutos de educação do Estado de São Paulo (1933-1975). Marília-UNIMAR, São Paulo, 2009.
PRADO, Celso; SATO, Junko. Historiografia para Santa Cruz do Rio Pardo: Memórias, documentos e referências. Disponível em: . Acesso em: 20/11/2013.
REGIMENTO ESCOLAR: “E. E. Leônidas do Amaral Vieira”. Disponível em: .
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3 ed. rev. 1 reimpr. Campinas: Autores Associados, 2011.
______. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr., 2009.
SILVA, Vivian Batista da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). São Paulo, SP. Tese (Doutorado), USP/SP. 2005.
SOUZA, Agnes Cruz de. Gustavo Capanema: presença e onipresença na educação brasileira. Revista eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, 2014.
SHEIBE, Leda. A Formação Pedagógica do Professor Licenciado - Contexto Histórico. Perspectiva, 1 (1), p. 31-45, ago./dez., 1983.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026