LETRAMENTOS DIGITAIS: O USO DO WHATSAPP NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Luiz Antônio Ribeiro, Cláudia Mara de Souza

Resumo


Esta comunicação versa sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de ensino para a organização de comunidades de leitura e a constituição do leitor literário. O desenvolvimento de uma pesquisa-ação possibilitou refletir sobre a incorporação de práticas de letramentos digitais na formação de leitores. Entre os autores pesquisados estão: Candido (1995), Cosson (2007), Kellner (2000) e Synder (2009).

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Referências


CANDIDO, Antonio. Vários escritos: o direito à literatura. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

KELLNER, Douglas. New technologies/new literacies: reconstructing education for the new millennium. Philosophy of Education, 2000. Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2017.

LARROSA, J. La experiência de la lectura. México: FCE, 2003.

SYNDER, Ilana. Ame-os ou deixe-os: navegando no panorama de letramentos em tempos digitais. In. ARAÚJO, Júlio César; DIEB, M. (Org.). Letramentos na Web. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p. 23-45.


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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