A EDUCAÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA LITERATURA NA SALA DE AULA

Oton Magno Santana dos Santos, Ezequiel Theodoro da Silva

Resumo


O objetivo desta comunicação é entender como se estabelecem as relações entre leitor e literatura através dos processos de ensino-aprendizagem de educação literária. Para isso, partimos do conceito de educação literária proposto por Cyana Leahy-Dios (2004), bem como as contribuições de Marisa Lajolo (2002), Tereza Colomer (2007), Rildo Cosson & Graça Paulino (2009) para a temática aqui discutida.

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Referências


COLOMER, Tereza. Andar entre livros. São Paulo: Global, 2007.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Papéis Avulsos. Disponível em: . Acesso em: 12/04/2016.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Org.). Escola e leitura. São Paulo: Global, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Org.). Escola e leitura. São Paulo: Global, 2009.


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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