A EDUCAÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA LITERATURA NA SALA DE AULA
Resumo
O objetivo desta comunicação é entender como se estabelecem as relações entre leitor e literatura através dos processos de ensino-aprendizagem de educação literária. Para isso, partimos do conceito de educação literária proposto por Cyana Leahy-Dios (2004), bem como as contribuições de Marisa Lajolo (2002), Tereza Colomer (2007), Rildo Cosson & Graça Paulino (2009) para a temática aqui discutida.
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PDFReferências
COLOMER, Tereza. Andar entre livros. São Paulo: Global, 2007.
LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Papéis Avulsos. Disponível em: . Acesso em: 12/04/2016.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Org.). Escola e leitura. São Paulo: Global, 2009.
ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Org.). Escola e leitura. São Paulo: Global, 2009.
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026