UMA PERSPECTIVA DISSONANTE DO ENSINO DOS ATOS DE LEITURA

Adriana Naomi Fukushima da Silva

Resumo


Em observação realizada em uma escola estadual da cidade de Marília em 2015, verificou-se que a professora buscava que os alunos fizessem a decodificação de grafemas em fonemas por meio do trabalho com uma poesia. Nessa prática, as crianças compreendiam os sentidos da poesia porque o que era proposto era apenas a declamação sem erros para a presentação ao público.

Texto completo:

PDF

Referências


ARENA, Dagoberto. Buim. Para ser leitor no século XXI. In: SOUZA, R. J. DE ; SOUZA, A. C. de. (Org.). Nas teias do saber: ensaios sobre leitura e letramento. São Paulo: Meio Impresso Produções, 2005, p. 21-30.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. 5. ed. São Paulo: Editora WMT Martins Fontes, 2010.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. (VOLOCHÍNOV, Valentin. Nikolaevich.). Marxismo e filosofia da linguagem: fundamentos fundamentais do método sociológico na Ciência da linguagem. Trad. De Michel Lahud, Yara Teixeira Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

CAPOVILLA, Alessandra G. S.; CAPOVILLA, Fernando C. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo: Memnon: FAPESP, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons