OS GÊNEROS DISCURSIVOS E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Greice Ferreira da Silva

Resumo


O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado concluída que busca investigar como ocorre o processo de apropriação e objetivação da leitura e da escrita com crianças de cinco e seis anos por meio dos gêneros discursivos. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida numa escola pública municipal de Educação Infantil de uma cidade do interior de São Paulo.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 5. ed. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1992.

______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DISCURSO, Grupo de Estudos Gêneros do. (Org.); MIIOTELLO, Valdemir (Org.); OLIVEIRA, F. C. (Org.). Palavras e contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. 1 ed. São Carlos: Pedro & João editores, 2009.

GOULART, Cecília Maria A. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez. 2006, p. 450-460.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. v. II. Tradução Walquíria M. F. Settineri e Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

MILLER, S.; MELLO, S. A. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita em crianças de 0 a 5 anos. Curitiba: Pro-Infanti Editora, 2005. Coleção Educação Infantil.

PONZIO, A. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. Série ideias sobre linguagem.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons