LEITURA, LITERATURA E FORMAÇÃO NA ESCOLA

Márcia Cabral da Silva, Aline Santos Costa

Resumo


Neste estudo analisa-se a implantação de um projeto de leitura desenvolvido em uma escola pública do Ensino Fundamental situada em Mazomba, Município de Itaguaí no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto de extensão no âmbito de uma Universidade Estadual relacionado ao incentivo, à melhoria e ao apoio das escolas públicas.

Texto completo:

PDF

Referências


CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1990.

CHARTIER, R. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da Leitura. Tradução Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução Mary Del Priori. Brasília: UNB, 1999.

DARNTON, R. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. Tradução Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

PETIT, M. Os jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2008.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 17-33.

SILVA. M. C. da. Uma história da formação do leitor no Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009

SILVA, M. C. da. A literatura na formação da criança e do jovem. Revista Letras - Pós-Graduação em Letras da UFSM, v. 1, p. 91-107, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons