A FUNÇÃO FRATERNA NA ESCOLA E A ADOLESCÊNCIA

Dayana Coelho Souza

Resumo


A partir do pensamento psicanalítico, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre a função fraterna que opera nas relações entre adolescentes e no contexto escolar. O percurso metodológico correspondeu ao levantamento bibliográfico, observação em duas ocupações ocorridas no interior de São Paulo em 2015, além de contribuições de dois recortes de entrevista semiestruturada realizada com um jovem de vinte anos do gênero masculino, que participou de uma ocupação no interior paulista. Notou-se que a função fraterna operou de modo a ajudar o jovens a questionar o Outro e efetuar a transgressão com fins legitimados. Assim, ressalta-se a importância da escola e das relações com os pares para a constituição dos sujeitos e mudanças nos pactos civilizatórios.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTI, Sônia. O adolescente e o Outro. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BRIOLE, Guy. A adolescência e adolescente: o impossível do desejo. Trad. Márcia Carvalho Lemos e Eucy Mello. Agente: revista de Psicanálise, Escola Brasileira de Psicanálise/Seção Bahia, Salvador, a. 1, n. 1, p. 9-26, jun./1994.

CASTILHO, Pedro Teixeira. Os nomes do laço social das adolescências na contemporaneidade: errância, sintoma e corpo. In: PEREIRA, Marcelo Ricardo (Org). Os sintomas na educação hoje: o que fazemos com isso? Belo Horizonte: Scriptum, 2017.

COHEN, Ruth Helena P. O traumático encontro com os outros da educação: a família, a escola e o Estado. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 16, p. 256- 269, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2018.

GOHN, Maria da Glória. Manifestações e protestos no Brasil: correntes e contracorrentes na atualidade. São Paulo: Cortez editora, 2017.

LAUREANO, Marcela Marjory Massolini. A interpretação (revelar e esconder sentidos): articulações entre análise do discurso e psicanálise lacaniana. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, FFCLRP, USP, Ribeirão Preto, 2008.

KEHL, Maria Rita. Existe uma função fraterna? In: KEHL, Maria Rita (Org). Função fraterna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

VOLTOLINI, Rinaldo. Educação e Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons