QUEM LÊ VIAJA: TERRITÓRIOS E TRAJETÓRIAS NAS VOZES INFANTIS

Lorena Bischoff Trescastro, Sérgio Renato Lima Pinto

Resumo


Baseado em Bakhtin (2003) e Chartier (2007), este trabalho investiga territórios e trajetórias de leitura das vozes escreventes em textos de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, em escola pública municipal de Belém-PA. Na análise, observou-se que as obras literárias lidas, por possibilitarem deslocamentos imaginários próprios da cultura escrita, ecoaram nos textos infantis.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 3. ed. Tradução Aurora Fornoni Bernardi et al. São Paulo: Editora UNESP, 1993.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CHARTIER, R. A aventura do livro do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 2. ed. Campinas: Pontes, 1992.

NUNES, A. A. Fontes para a história da educação. Dossiê Temático: fontes documentais para a História da Educação, Práxis Educacional, Vitória da Conquista, n. 2, p. 187-206, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons