A CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ESCOLAR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Temos percebido, em nossas experiências de sala de aula, que é grande a dificuldade de alunos na produção de um texto dissertativo-argumentativo, que exige o trabalho com a argumentação. Por isso, pautando-nos nas orientações dos didaticistas de Genebra, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática a alunos do 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem da produção inicial à produção final. Nossos resultados apontaram que os alunos desenvolveram as capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas na produção de textos desse gênero após o trabalho com os módulos apresentado no minicurso oferecido.
Texto completo:
PDFReferências
ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Elaboração de sequências didáticas: ensino e aprendizagem de gêneros em língua inglesa. In: Material didático: elaboração e avaliação. 2007, p. 73-85.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16. ed. São Paulo: HUCITEC, 2014.
BRASIL. Redação do ENEM 2017. Cartilha do Participante. Brasília: MEC, 2017.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; NOVERRAZ, M. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026