APRENDER COM RENÉ SCHÉRER

Laisa Blancy de Oliveira Guarienti

Resumo


O presente trabalho tem como foco apresentar o conceito de aprender desenvolvido pelo filósofo francês contemporâneo René Schérer e suas influências no campo da aprendizagem. O texto passa por um aspecto geral da organização do processo de pedagogização da infância e seus desmembramentos. O conceito de aprender do autor em destaque é conectado a um conceito indispensável para pensar a aprendizagem, o de devir-criança, desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari e que potencialmente ativam conexões a um pensar sem imagens.

Texto completo:

PDF

Referências


ASPIS, R. Resistências nas sociedades de controle: um ensino de filosofia e sub-versões. In: AMORIM, Antonio Carlos; GALLO, Sílvio e OLIVEIRA JR, Wenceslao Machado (Org.). Conexões: Deleuze e Imagem e Pensamento e... Rio de Janeiro: Editora DP et al., 2011.

______. Resistência e confabulações. In: AMORIM, Antonio Carlos; MARQUES, Davina e DIAS, Susana Oliveira (Org.). Conexões: Deleuze e Vida e Fabulação e... Rio de Janeiro: Editora DP et al., 2011.

DELEUZE, G. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 4. Tradução de Suely Rolnik. - São Paulo: Ed. 34, 2002a.

RILKE, R. Sonetos de Orfeu e Elegias de Duino. Tradução Emmanuel Carneiro Leão. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.

SCHERÉR, R. Aprender com Deleuze. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1183-1194, set./dez. 2005.

______. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Tradução Guilherme João de Freitas Teixiera. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

______. La violenza e i dispositivi educativi. In: MOTTANA, Paolo (Org.). Spacco tutto! Violenza e educazione. Milano: Mimesis Edizioni, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons