UMA REFLEXÃO ACERCA DO SER PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE

Caroline Elizabel Blaszko, Nájela Tavares Ujiie, Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo


UMA REFLEXÃO ACERCA DO SER PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE

Texto completo:

PDF

Referências


BENITES, L. C. Identidade do professor de Educação Física: um estudo sobre saberes docentes e a prática pedagógica. 2007. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Motricidade). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2007.

BODIÃO, I. da S. FORMOSINHO, J. A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores. In: Educação e Pesquisa. São Paulo-SP, v. 36, n. 1, jan./abr. 2010, p. 403-418,

CHAKUR, C. R. de S. L. Desenvolvimento profissional docente: contribuições de uma leitura piagetiana. Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2001.

CHAKUR, C. R. de S. L. O desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental. In: Paidéia. 2005, v. 15, n. 32, p. 397-407.

CONTRERAS, J. D. La autonomia del profesorado. Madri: Morata, 1997.

GALINDO, W. C. M. A construção da identidade profissional docente. In: Psicologia Ciência e Profissão. v. 24, n. 2, 2004, p. 14-23.

MOITA, M. da. Percurso de formação e de transformação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995, p. 111-140.

MORGADO, J. C. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro-RJ, v. 19, n. 73, out./dez. 2011, p. 793-812.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Porto: Nova Enciclopédia, 1992.

PAPI, S. de O. G. Professores: formação e profissionalização. Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2005.

PIMENTA, S. G. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PORTILHO, E. M. L. Formação Continuada na Educação Infantil. Curitiba-PR: Appris, 2015.

QUADROS, A. L. de; CARVALHO, E.; COELHO, F. dos S.; SALVIANO, L.; GOMES, M. F. P. A.; MENDONÇA, P. C.; BARBOSA, R. K. Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória. In: Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, jan.-abr. 2005, p. 4-11.

SCHAFFEL, S. L. A. A identidade profissional em questão. In: CANDAU, V. M. (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000, p. 102-115.

UJIIE, N. T. A importância da construção das comunidades aprendentes na formação dos profissionais da educação infantil. In: UJIIE, N. T.; PIETROBON, S. R. G. Educação, Infância e Formação: vicissitudes e quefazeres. Curitiba-PR: CRV, 2014, p. 53-63.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons