BORDAR UMA NOVA TERRA [ENTRE] CONTINENTES

Elaine Schmidlin

Resumo


Este texto propõe o bordado como gesto que pode contribuir com a constituição de um novo plano de imanência, a partir de dois trabalhos artísticos de duas artistas, uma brasileira e outra portuguesa, com a intenção de romper fronteiras e criar outros modos de habitar e coexistir na contemporaneidade. A escrita, em agenciamento poético com a literatura, traz o gesto artístico do bordado como membrana de contato, deixando vir à superfície do texto, linhas de atravessamentos estéticos, éticos e afetivos, constituidoras dessa nova imagem de pensamento. Nesse sentido, o trabalho propõe o bordado como gesto aberrante que ativa o acontecimento, noção de Gilles Deleuze, convidando a outros modos de povoar uma nova terra entre continentes.

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011.

______. Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes; Revisão de Mary Amazonas Leite de Barros; Produção de Ricardo Neves, Heda Maria Lopes e Raquel Fernandes Abranches. 4. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 2003.

_______. GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004.

LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. Tradução de Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1 edições, 2015.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

PELBART, Peter Pál. Da clausura do fora ao fora da clausura: loucura e desrazão. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2009.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. Tradução e prefácio de Luiz B. L. Orlandi. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons