CORPO DESEMBESTADO: RELAÇÕES ENTRE ARTE, VIDA E LOUCURA

Matheus Silva

Resumo


O presente artigo tem o interesse em traçar uma cartografia dos dispositivos teóricos do processo de criação performativa da ação que realizo enquanto performer, “O corpo desembestado de AdivinhaaDiva”, que ocupa distintos espaços arquitetônicos explorando as fronteiras entre filosofia, arte, vida e loucura. Tal investigação almeja configurar a noção de “corpo desembestado”, em um contexto “ciborgue queer”, conforme Donna Haraway e Paul Beatriz Preciado, a partir do cruzamento dos estudos dos conceitos filosóficos de “movimentos aberrantes”, de David Lapoujade e “desrazão”, de Peter Pál Pelbart com a prática artística de uma “inquietude de si”, de Cassiano Sydow Quilici. Para tanto, muitas questões se mostram em aberto e precisam serem discutidas: Como os referidos conceitos podem contribuir para a construção de uma noção de “corpo desembestado”? Mas como superar os valores sociais normativos e produzir para si um “corpo desembestado”? Como tal potência pode afetar um mundo, uma existência não só artística?

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