ECOSOFIA TROPICAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CANIBAL E A AVENTURA DE DESNUDAR-SE

André Luiz Chaves Yang, Marcos Reigota, Rodrigo Barchi

Resumo


Este texto apresenta algumas narrativas que se propõe como “aventuras” de narrar-se e desnudar-se, ou seja, carregam, em momentos e discursos sobre o cotidiano, uma série de elementos políticos, culturais, ecológicos, educativos e sociais, vistos e vividos pelos próprios narradores. Os quais, em suas militâncias, trajetórias e convivências, buscam decifrar as questões contemporâneas, as suas formações como sujeitas e os entrelaçamentos dessas esferas, a partir de um exercício do desnudamento de si. Essas narrativas fazem parte de uma proposta ética, teórica e metodológica das perspectivas ecologistas em educação, as quais, a partir dos conceitos de ecosofia tropical e educação ambiental canibal, propõem não se alinhar às tendências hegemônicas, dominantes e maiores da educação ambiental institucionalizada. O texto traz, em um primeiro momento, uma discussão das perspectivas teóricas e metodológicas, baseadas principalmente no pensamento de Felix Guattari e Paulo Freire, e depois, apresenta quatro narrativas, ou aventuras de desnudar-se, a partir dessas propostas.

BARCHI, Rodrigo. Educação Ambiental e (eco)governamentalidade. Ciência e Educação. Bauru, v. 22, n. 3, p. 635-650, set. 2016a.

 

BARCHI, Rodrigo. Poder e resistência nos diálogos das ecologias licantrópicas, infernais e ruidosas com as educações menores e inversas (e vice-versa). 2016. Tese (Doutorado em Educação). – Unicamp, Campinas, 2016b.

 

CONSCIÊNCIA HUMANA. Lembranças. Entre a adolescência e o crime. Gravadora Zimbabwe, 1998. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-K5fHmyoj5M>.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

 

______. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. Organização de Ana Maria Araújo Freire. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

 

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a própria história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

 

GODOY, Ana; AVELINO, Nildo. Educação, meio ambiente e cultura: alquimias do conhecimento na sociedade de controle. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 327-351, dez. 2009.

 

GUATTARI, Felix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1991.

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RACIONAIS MC’S. Diário de um detento. Sobrevivendo no Inferno. Cosa Nostra, 1997. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=er-bYI9-3hM>.

 

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: Feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

 

REIGOTA, Marcos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul. Edunisc, 1999a.

 

______. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo: Editora Cortez, 1999b.

 

______. A ecosofia de Felix Guattari e suas conexões tropicais. In:
ROMAGUERA, Alda Regina Tognini
AMORIM, Antonio. Carlos. Conexões: Deleuze e máquinas e devires e... Petrópolis: DP Et Alii Editora, 2016.

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Referências


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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