SOBRE APRENDER E FABULAR EM EDUCAÇÃO

Pamela Zacharias, Paola Sanfelice Zeppini

Resumo


Este artigo nasce da proposta lançada pelo VII Seminário Conexões, Deleuze e Cosmopolíticas e Ecologias Radicais e Nova Terra e…que nos provocou a pensar se a procura por uma Nova Terra não seria a própria procura por uma nova imagem do pensamento. A pergunta pelo que pode o humano nos seus devires em tempos de catástrofe e a aposta por um mundo como uma cosmogênese constante, colocou-nos diante de uma outra indagação, a saber, como pensar uma Nova Terra e seu constante repovoar sem colocar em pauta, ao mesmo tempo e de uma só vez, questões relativas aos sujeitos que aí se constituem, ou talvez seja mais prudente dizer, que se desconstituem? Apostamos no acoplamento dos verbos aprender-fabular como viabilizadores de reflexões que dialogam com a pergunta feita, à medida em que abrem caminhos para a criação de novos mundos, novas terras, não se fechando em uma resposta, mas abrindo-se para novos horizontes em um movimento constante.

Texto completo:

PDF

Referências


BERGSON, H. O pensamento e o movente: ensaios e conferências. Tr. br. de Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. Trad. Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1985.

______. Diferença e repetição. Tr. br. de Luiz B. L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

______. Cinema 2: a imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007.

______. Bergsonismo. 2. ed. Tr. br. de Luiz B. L. Orlandi, São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Tr. br. de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia. Trad. Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed. 34, 1992.

______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. Trad. Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012.

ORLANDI, L. B. L. Desejo e problema: Articulação por reciprocidade de aberturas. História e Perspectiva, Uberlândia, n. 3, jul./dez. 1990. Edição alterada e gentilmente cedida pelo autor.

SAUVAGNARGUES, A. Deleuze. De L’animal à l’art. In: ZOURABICHVILI, F.; MARRATI, P.; SAUVAGNARGUES, A. (Org.). La philosophie de Deleuze. Paris: PUF, 2004. p. 117-227.

ZACHARIAS, P. (Des)encontros em um lugar qualquer. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

ZEPPINI, P. S. Por uma educação liberadora: alianças conceituais entre Deleuze e Bergson. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons