UMA ESCUTA SENSÍVEL: A PRODUÇÃO TEXTUAL PELA LEITURA DAS EMOÇÕES E SENTIDOS

Adriana Ofretorio de O. M. Martinez, Viviani Domingos Castro, Liliam Ricarte de Oliveira

Resumo


A aquisição da língua escrita vai além da decodificação simbólica e/ou sonora. Ela perpassa sentidos outros de constituição do sujeito leitor, como as emoções, as sensações e produção de sentidos. O presente minicurso constitui-se uma oportunidade de entrelaçar as sensações de ouvir, perceber, olhar, ou seja, a percepção relacional dos cinco sentidos humanos, em dinâmicas de percepção e criação verbal buscando a inserção do sujeito em um processo de criação textual seja ele poético ou não. Com isso, buscamos dinâmicas de elaboração textual que estimulassem vivências táteis, sonoras, sensitivas e motoras, balizados pelo referencial teórico-metodológico de uma atividade textual livre, com pressupostos nas ideias Freinetianas de criação linguística. Dividido em momentos específicos de experiência sensoriais, a criação do texto livre será um modo outro de entrelaçar estas vivências oportunizando ao autor-leitor ser produtor de uma escrita própria, explorando os diversos sentidos que um texto pode conter, seja ele vernáculo, sensório ou verbal.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Haucitec, 2004.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

FRANÇA, C. C. O silencioso mundo de flor. Belo Horizonte, MG: Traço Fino, 2011.

FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e Criação na infância: ensaio psicológico. Apresentação e comentário Ana Luiza Smolka; Tradução: Zóia Prestes. Sao Paulo: Ática, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons