A LINGUAGEM DO ‘CORPO EXPRESSIVO’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES

Janaina de Sousa Aragão, Laura Noemi Chaluh

Resumo


Esse artigo recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, tem como foco as práticas de contação de histórias no contexto de um curso de formação do qual participam professoras iniciantes que trabalham na Educação Infantil. O curso, ministrado pela primeira autora deste trabalho, objetiva que os professores iniciantes reconheçam o seu corpo como um ‘corpo expressivo’ e produtor de histórias.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim; KRAMER, Sonia (Org.). Ciências humanas e pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez: 2003.

MACHADO, Regina. Acordais: Fundamentos técnico-poéticos da arte de contar Histórias. São Paulo: DCL, 2004.

MACIEL, Ceila Portilho. Antropoética do corpo e do movimento expressivo: Descolonizações e Derivas por uma Epistemologia Corporificada. In: SEMINÁRIO DRAMA, PERFORMANCES E SUAS ANTROPOLOGIAS, 15., 2016, Goiânia. Anais... Goiânia, Goiás, 2016.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó: Argos, 2001.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, São Paulo, a. XXI, n. 53, p. 69-83, abr. 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons