A MEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS SALAS DE LEITURA

Karen Cézar Baptista, Thiago Moura Camilo

Resumo


Reconhecendo a importância da leitura e dos seus processos de ensino, principalmente no contexto escolar, é que, nos limites deste texto, apresentaremos análises dos dados produzidos no contexto de um grupo de formação de professores e sistematizados no que se referem às concepções de mediação, assumidas por professores-responsáveis pelas Salas de Leitura no município de Piracicaba.

Texto completo:

PDF

Referências


CALVINO, Italo. Um general na biblioteca. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

LARROSSA, Jorge. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. ed. Rio de janeiro: DP&A, 2002.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2002.

MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

OMETTO, Claúdia. A Leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de Letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos de Língua Portuguesa, do curso de Pedagogia. 2010. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010.

POSSENTI, Sírio. A Leitura errada existe. 12/1990. Leitura: teoria e prática, Campinas: ALB, a. 9, n. 15, p. 12-16, jun. 1990.

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE 70, de 21-10-2011. Dispõe sobre a instalação de Salas e Ambientes de Leitura nas escolas da rede pública estadual. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 22 out. 2011. Seção 1, p. 16.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons