RELENDO PORTINARI
Resumo
Projeto de releitura da obra Retirantes, de Portinari, objetivando a recriação e não a cópia. Embasamento em Barbosa (1999) e Hernández; Ventura (1998). Resultou em desenhos, pinturas, textos, cenas, imagens digitais etc. A proposta tornou os alunos senhores do seu dizer pessoal.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Milton José. De. O teatro da memória de Giulio Camillo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
AMARAL, Aracy. Do modernismo à abstração (1910 a 1950). In: Textos do trópico de capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005). São Paulo: Ed. 34, 2006. v.1. p. 119-131.
BARBOSA, Ana Mae; Cunha, Fernanda Pereira da (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. Imagem no Ensino da Arte. – 4ª. ed.- São Paulo: Perspectiva, 1999.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BUORO, Anamélia Bueno. Olhos que pintam: a leitura de imagem e o ensino da arte. -2ª. ed.- São Paulo: Educ/Fapesp/ Cortez, 2003.
FABRIS, Annateresa; FABRIS, Mariarosaria. A função social da arte: Cândido Portinari e Graciliano Ramos. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros. São Paulo: Edusp, n. 38, p. 11-19, 1995.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montsserat. A organização do currículo por projetos de trabalho. -5ª. ed.- Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.
PORTINARI, Cândido. Poemas de Cândido Portinari. Rio de Janeiro: Callis, 1999. 83 p.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p923-938
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026